quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Lapinha de Jesus II


Este é um dos poemas que compõem o auto de natal Lapinha de Jesus(1969). Depois que terminei de ler fiquei sem saber o que dizer do livro. Acho que se alguém me perguntasse eu diria que a poesia adeliana, de certa forma, já está ali em seu germe, pulsando, querendo sair pra fora. Mas antes de deixar aqui minhas próprias impressões, transcrevo aos leitores a definição que o próprio livro traz de si (em sua orelha):


Cada povo tem o seu modo especial de viver o imenso acontecimento do Deus que veio morar no meio dos homens. a fé é a mesma em qualquer parte. Mas sua expressão cultural varia de acordo com a sensibilidade e a tradição vivida por cada agrupamento humano.
Lapinha de Jesus é a história do Natal acontecendo nu arraial do interior brasileiro. Neste sentido, este maravilhoso álbum de Natal é uma expressão religiosa e artística da alma do nosso povo vivenciado uma de suas maiores celebrações anuais. Trata-se de um lindo presépio composto em belas figuras criadas em terracota vermelha, e transformado num conjunto surpreendente de fotografias cheias de profunda significação. O texto é denso, mas exprime, em prosa e verso, a ternura e a simplicidade do nascimento do Deus-menino, tal como é festejado pela alma religiosa e cabocla de nossa gente.
Num tempo em que as grandes tradições religiosas populares padecem o impacto da propaganda a serviço de objetivos puramente comerciais, alegra-nos encontrar um trabalho como este, cheio de poesia e gratuidade. Obras assim enriquecem as nossas mais autênticas tradições populares, recuperando-lhes o sentido e ampliando-lhes a mensagem originalmente vivida. Possa a experiência de Frei Tiago Kamps, O.F.M, Adélia Prado, Lázaro Barreto e Gui Manzone inspirar criações semelhantes.
Um trabalho assim, tão original certamente contribuirá para uma vivência mais cheia de sentido de uma das mais belas e universais tradições do povo cristão.

No livro já  podemos encontrar alguns dos temas que irão fazer parte de toda a sua obra. As referências ao cotidiano da casa, aos diálogos familiares, às orações, ou ainda as referências a personagens bíblicas. Encontramos, também, desde aquela época, o apreço de Adélia por Carlos Drummond de Andrade, que, aliás, abre o livro com um de seus poemas de Natal (Acontecimento).
Não podemos deixar de dizer, também, que o livro foi produzido a quatro mãos. Lázaro Barreto, também escritor nascido em Divinópolis, assina o texto juntamente com Adélia, ficando ambos responsáveis pela escritura dos poemas. As fotos do livro recebem a autoria de Gui Tarcísio Mazzoni, fotógrafo de quem não se tem mais notícias. Já a elaboração artística do presépio recebe a autoria do Frei franciscano de Tiago Kamps que também parece não ter deixado nenhum registro a não ser algumas fotos pela internet. Suas esculturas em terracota apresentam muita expressividade, mesmo com a rusticidade do material. Pelas pesquisas encontradas no Google não há nenhum trabalho acadêmico sobre Lapinha de Jesus. Fica aqui o convite para quem tiver o interesse! De minha parte, ofereço toda a ajuda necessária para a realização da pesquisa. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário